O que é  Recuperação Judicial

 Há quem se assuste - e muito! – quando tenta entender o que é uma recuperação judicial, mas esta ferramenta legal, na prática, não é algo tão tenebroso assim.


Precisamos desmistificar que a RJ (me permitam apelidar assim a Recuperação Judicial) está relacionada exclusivamente às empresas e aos negócios que estão “quebrando”. E como podemos fazer isso? A resposta é simples: tentando explicar a atuação, o público-alvo e quais são as principais vantagens para realizar uma recuperação judicial.

 

A Recuperação Judicial funciona como um apelo da empresa para que seus credores flexibilizem as formas de pagamento acordadas previamente, com o objetivo de se ganhar um fôlego financeiro.  A renegociação dos prazos para o pagamento de dívidas e a aplicação do deságio (compra de ativos com um valor inferior ao seu valor nominal) ajudam as organizações a manterem as suas atividades e a darem a volta por cima, garantindo a existência de inúmeros postos de trabalho.

 

Na prática, portanto, a Recuperação Judicial nada mais é do que um mecanismo para manter as atividades da empresa dentro do ordenamento legal. Ela pode ser utilizada por praticamente todas as empresas, independentemente do porte ou ramo de atuação. Inclusive, ela é aplicável a produtores rurais que precisem se endividar para poderem continuar executando as suas atividades produtivas.

 

As vantagens da Recuperação Judicial são notórias, afinal, qual empresa não gostaria de ter desconto em suas dívidas e ainda poder pagar o restante devido ao longo de muitos anos? Sendo assim, por que não enxergá-la com outros olhos?

 

Acompanhe as nossas outras publicações aqui no blog e não deixe de conferir mais conteúdos que preparamos especialmente para você em nossas redes sociais.

Fale Conosco!

Caso você tenha tido dúvidas sobre O que é Recuperação Judicial, clique aqui e fale conosco.